11 de mar. de 2011

Bolo de fubá com castanha de caju

Bolo de fubá com castanha de caju

Faça um bolo macio com pequenos pedaços crocantes da castanha de caju.

INGREDIENTES:

1 xícara de manteiga
3 / 4 de xícara de farinha de trigo
3 / 4 de xícara de fubá
3 ovos
1 gema
1 / 2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó


MODO DE PREPARO:
A grande diferença desse bolo é que a sua massa muito macia contrasta com os pedacinhos de castanha de caju picadas. As castanhas, é claro, podem ser substituídas por amêndoas ou amendoim sem a pele escura e torrado. Não recomendo utilizar nozes por serem muito oleosas, e com o calor do forno podem ficar com certo gosto amargo.

Aqueça o forno baixo 15 minutos antes de preparar o bolo. O bolo é assado em uma forma com o fundo forrado de papel manteiga. Corte o papel no formato da forma, faça um ou dois pontos de manteiga no fundo, servirão para segurar o papel no lugar. Em seguida unte a forma e o papel, polvilhe com farinha de trigo.

Derreta a manteiga no forno de micro-ondas, 30 segundos são o bastante. Faça isso na tigela onde for preparar a massa do bolo. Não há necessidade de a manteiga ficar completamente derretida. Acrescente os demais ingredientes de uma só vez, isso mesmo! Bata até obter uma massa cremosa e homogenea. Espalhe-a na forma.

Asse o bolo por aproximadamente 40 minutos, até dourar e a massa estar cozida. Retire da forma ainda morno assim o papel no fundo do bolo não ficará grudado.

Dica:


Bolo de fubá: a hora certa para tirar do forno certo
Para saber se o bolo de fubá está cozido espete a lâmina de uma faca no bolo próximo ao centro, ela deverá sair ligeiramente úmida. O bolo perde água enquanto esfria e, se for retirado do forno completamente seco, ficará ressecado.

Bolos e tortas com mais sabor
Guarde uma mistura de meia xícara de açúcar, uma colher de chá de canela e outra de café ou chocolate em pó, em um vidro pequeno e com tampa. Polvilhe as fatias de bolo e tortas já servidas com a mistura para realçar o seu sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário