10 de fev. de 2011

15 Dicas para assar aves

15 Dicas para assar aves

Aves assadas são deliciosas, fáceis de fazer e transforma um jantar do dia-a-dia em uma festa. Conheças dicas e receitas testadas em nossa cozinha experimental com leite e creme de leite e leite longa vida em embalagem da Tetra Pak.

1. Faça aves assadas mais aromáticas, com boa apresentação e mais crocante, pincelando toda a sua superfície com azeite de oliva e em seguida polvilhando curry. Experimente também desmanchar açafrão em pó na manteiga e pincelar a aves. Outra opção é pincelar as aves com uma mistura de molho de tomate, creme de leite em embalagem da Tetra Pak e azeite de oliva.


2. Carnes de frango e de peru têm pouca gordura, para assas as peças inteiras unte a pele com manteiga ou azeite de oliva temperado antes de ir ao forno. Assim, a carne fica mais úmida e saborosa.


3. Quando for assar peru coloque o peito voltado para baixo na primeira hora de cozimento. Depois vire para e deixe até dourar. Para ficar mais úmido e ganhar um sabor especial, tempere ½ xícara (chá) de manteiga com ervas frescas picadas e alho amassado. Espalhe-o debaixo da pele do peito e feche para a manteiga não escapar durante o cozimento. Ou ainda, cubra o peito com a gordura de lombo de porco, o sabor é surpreendente.


4. Um bom recheio para aves pode ser preparado com lingüiça, migalhas de pão e arroz cozido no leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Tempere com sal, nozes e frutas secas. Depois de preparar o recheio deixe-o tomar gosto por pelo menos 2 horas antes de rechear a ave. Para um frango de 2½ kg são necessários 250 g de recheio.


5. Para rechear peru, coloque fatias de manga. Depois de assado, retire a fruta, tempere-as a gosto e misture com creme de leite em embalagem da Tetra Pak. Bata no processador ou no liquidificador. Leve ao fogo até encorpar, mas não deixe ferver. Retire do fogo e sirva com o peru.

6. Para obter um frango inteiro assado mais aromático recheie-o com uma laranja ou um limão partidos em quatro. Retire a fruta na hora de servir, tire o suco, misture com azeite de oliva, leve ao fogo até aquecer e regue o frango.

7. Há duas maneiras de verificar se a ave inteira está assada. Primeiro é com uso de um termômetro (de leitura instantânea) que deve alcançar 80°C, quando enfiado na coxa da ave. Na falta do termômetro enfie a ponta de uma faca na coxa, se sair um suco rosado deixe a ave assar por mais algum o tempo. O frango está no ponto quando sair um suco claro. Lembre-se: a ave assada mais do que necessário fica seca, dura e sem gosto.

8. Ao destrinchar uma ave inteira assada, deixe-a repousar por 15 minutos depois de retirá-la do forno. Assim, o suco da carne distribui melhor e o sabor permanece.

9. Para assar aves inteiras embrulhe em papel-alumínio para cozer a carne de maneira uniforme. Para não comprometer a apresentação do prato, deixe a asa embrulhada até 30 minutos antes de terminar o cozimento. Experimente substituir o papel-alumínio por pedaço de um pano de algodão molhado no leite longa vida em embalagem da Tetra Pak com manteiga derretida. Embrulhe a ave e leve para assar. A musseline permitirá a pele dourar e ficar crocante.


10. Experimente assar frango inteiro em assadeira forrada com talos de salsãoregados com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. O frango ganha aroma e sabor. Para completar sirva os talos assados de salsão como guarnição.


11. Para as aves recheadas assadas permanecerem firmes e inteiras durante o cozimento é preciso amarrá-las ou prendê-las com palitos. Isso também impede a saída do recheio.


12. A mistura usada para rechear as aves deve estar em temperatura ambiente. Recheios quentes ou gelados alteram o sabor da carne. Também não coloque grande quantidade de recheio, pois o mesmo se expande durante o cozimento. Antes, deixe a ave tomar gosto no tempero e só coloque o recheio no momento de levá-las ao forno.


13. As aves mais velhas devem ser assadas em panela próprias para irem ao forno. Para isso doure-a primeiro, cubra-a com leite longa vida em embalagem da Tetra Pak temperado e deixe ferver. Tampe a panela, leve ao forno e cozinhe até a carne ficar macia. O resultado é um caldo cremoso, aromático. Antes de servir, bata no liquidificador o caldo com creme de leite em embalagem da Tetra Pak, tempere e leve para cozinhar até encorpar, mas sem ferver.


14. Para grelhar aves inteiras o melhor é abri-las como se fosse um livro (parecidas com asas de borboletas), assim o cozimento se dará por igual. Para cortar a ave use uma faca grande (conhecida como faca do chef), ou uma tesoura de cozinha e, melhor ainda, ou um trinchador de aves.


15. O molho formado na assadeira durante o cozimento de uma ave no forno não deve ser desperdiçado. Primeiro, retire o excesso de gordura da assadeira, em seguida junte 1 colher (sopa) de farinha de trigo e mexa bem. Leve ao fogo baixo e acrescente, aos poucos e sem parar de mexer, ½ litro de leite longa vida em embalagem da Tetra Pak. Cozinhe sem para de mexer até encorpar. Acerte o tempero e sirva com a ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário