6 de jan. de 2011

Pudim de Leite em Pó

Pudim de Leite em Pó



Bata no liquidificador:
14 colheres de sopa de leite em pó (usei desnatado).
400 ml de água fria.
3 ovos.
1 copo de açúcar (usei adoçante culinário em pó).

Coloque em forma caramelizada. Asse em banho maria por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Como eu faço o caramelo: Na própria forma, que é de alumínio com buraco no meio, coloco 2 colheres de sopa cheias e de açúcar e coloco a forma na boca do fogão em fogo baixo. Vou mexendo até todo o açúcar derreter e ficar dourado.

Como faço o banho maria: Antes de começar a receita coloco 2 litros de água para ferver (no fogão), ligo o forno em 200º para pré-aquecer. Coloco a forma do pudim (já caramelizada e com o pudim líquido dentro) dentro de outra forma redonda e maior e despejo a água que ferveu dentro de modo que o pudim fique com cerca de 3 dedos de água em volta dele. Deixo mais um pouco de água fervendo no fogão e a cada 30 minutos abro o forno e coloco um pouco mais (pois evapora).

Para desenformar: Deixo esfriar, coloco na geladeira por 1 hora. Passo uma faca só nas bordinhas e viro daquele jeito "clássico" no próprio prato de servir.

Não é exatamente um doce light, porque a calda de caramelo tem que ser com açúcar mas é bem menos calórico do que com o leite condensado, e fica maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário