12 de jan. de 2011

Pão da Casa

Pão da Casa

Postado por Orlando Baumel

Ingredientes:

900 g de Farinha de Trigo

4 ovos inteiros e 2 gemas (1 para pincelar antes da assar)

200 ml de Leite morno)

200 ml de água morna

1 colher (chá) de açucar

1 colher (sopa) de Azeite de Oliva

2 tabletes de Fermento biológico (30 g)

1 colher (sopa) de Sal

Preparo:

Acione o Fermento, dissolvendo na água morna (esfarele bem antes de colocar). Peneire a Farinha para um Bowl e abra um buraco no centro. Coloque os ovos e 1 gema. Após o último ovo, adicione o Azeite e o Sal. Misture cuidadosamente e vá juntando o leite aos poucos, incorporando a farinha. Ponha o fermento e continue mexendo sempre e pegando mais farinha que está ao lado, na parede da montanha. Vá amassando e adicionando mais Leite ou Farinha até conseguir uma massa elástica. Agora está pronta para a sova. Em uma mesa enfarinhada, comece a esticar e enrolar. O amassar deve ser firme, mas não violento, e sempre ritmado. De vez em quando dobre a massa em sua direção e aplique uma presão com o calcanhar da mão na direção oposta ao seu corpo. Quando a massa estiver bem elástica chegou a hora da fermentação (e o milagre começa!). Deixe-a em um formato de bola, coloque em uma vasilha, cubra com um pano e ponha em um lugar protegido de vento (eu uso o forno do fogão).

dsc01303

Deixe assim até a massa dobrar de volume.

dsc01304

Volte para a mesa enfarinhada, dê mais uma pequena sovada. Divida em quantas porções você desejar (depende do tamanho do pão que se quer). Coloque em formas individuais ou em um tabuleiro grande. Se desejar, com o auxílio de algo bem cortante (eu uso uma Gilette) faça talhos na diagonal, não muito profundos. Passe uma mistura de gema e água com o auxílio de um pincel (procedimento opcional) e leve para assar ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.

dsc01305

Para testar o ponto certo, retire um pão e dê uma pancadinha no fundo. Quando pronto o som deverá ser “oco†. Retire do forno, deixe esfriar e sirva (sim, o pão só deve ser cortado depois de frio).

E está pronto o seu pão. E aí então você sentirá orgulho de ter conseguido este milagre! Uma boa idéia é dar um pão para um vizinho ou parente seu (sempre envolto em um pano branco). A função de um pão, para mim, sempre foi a de proporcionar união!

dsc01308

dsc01309

dsc01310

Nenhum comentário:

Postar um comentário