10 de jan. de 2011

Bolo arco iris ou napolitano

Bolo arco iris ou napolitano

Ingredientes:

200 g de manteiga

02 xícaras (chá) de açúcar refinado

04 ovos

03 xícaras (chá) de farinha de trigo

01 xícara (chá) de leite

02 colheres (chá) de fermento químico em pó

Corante em gel nas cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho)

Peneire a farinha junto com o fermento.Separe as claras das gemas.

Na tigela da batedeira coloque a manteiga, as gemas e o açúcar. Bata por uns 10 minutos até obter um creme clarinho. Despeje esse creme em uma tigela maior e vá alternando o leite e a farinha mexendo delicadamente com uma espátula até a massa ficar bem homogênea (não bata muito nessa estapa, apenas misture). Adicione as claras batidas em neve (ponto firme) fazendo movimentos circulares de baixo pra cima, envolvendo toda a clara na massa, girando a tigela.

Separe a massa igualmente em sete potinhos e em cada um deles coloque um dos corantes. Unte uma assadeira com manteiga e farinha e comece a colocar as massas coloridas. Na primeira cor, use um pouco menos de massa do que nas outras. Use uma colher medidora e vá colocando as camadas no meio da assadeira formando círculos: um dentro do outro. A massa vai se espalhar na assadeira na medida que novas camadas vão sendo colocadas.
Pré aqueça o forno a 220° C por 10 minutos. Coloque a assadeira e baixe a temperatura pra 180° C. Depois de uns 30 minutos verifique se o bolo já está pronto usando um palito. Se sair limpo então já está assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário